O Shimizu, vice-campeão Japonês, veio a Pernambuco em Março de 1993 para realizar 2 jogos amistosos. Primeiro enfrentou a equipe do Destilaria do Cabo de Santo Agostinho (Não foi encontrado registro sobre o resultado da partida) que na época era comandada pelo técnico Nereu Pinheiro. Depois veio ao Recife enfrentar o Santa Cruz no Arruda.
Ficha Técnica
Santa Cruz:
Ferreira (Isaias), Araújo, Edinho (Reginaldo), Paulo César e Quinho; Marco Antônio, Mazo (Ricardo) e Henágio (Célio); Marcelinho (Serginho), Marcelo Rocha (Afrânio) e Dudu (Pessanha).Técnico: Cláudio Garcia
Shimizu:
Sanada, Saito, Marco Antonio, Naito e Hiruaka (Hiamada); Miura (Teru), Toninho (Uenoke) e Edu (Luzuki); Mukijima (Kenta), Azamura (Kajima) e Surguimoto (Acoshima).Técnico: Émerson Leão
Renda: Cr$: 25 milhões
Público: 2.500 pagantes
Árbitro: Ivan Wanderlei
Auxiliares: Edson da Hora e Luis Gonçalves
Gols: Marcelo Rocha e Edinho de pênalti
Henágio foi o destaque da partida.
Henágio - Foto de 1992.
Zagueiro Edinho marcou o 2º gol do Santa Cruz
No 2º tempo da partida Marcelo Rocha levou uma pancada no nariz e foi substituido. Émerson Leão lamentou o fato: "Gostaria de tê-lo observado mais, ele é um jogador interessante".
Curiosidade:
Até 1991, o futebol no japão era disputado de forma semi-profissional, através de uma liga japonesa, chamada de "Japan Soccer League", que era formada por 10 equipes, montadas não a partir de clubes como no Brasil, mas por empresas privadas.
No ano de 1992, estes mesmos times formaram a base da atual J-League "Liga Profissional de Futebol do Japão". A equipe do Shimizu foi fundada em 1992 em uma cidade de aproximadamente 235 mil habitantes.
O Brasileiro Zico, chamado no Japão de "Kamisama", que significa "Deus do futebol", foi responsável pela popularização do futebol no país – jogou no Kashima Antlers por três anos e tornou-se diretor técnico do clube, além de ter passagem como treinador da Seleção Japonesa, onde conseguiu a façanha de classificar o país para a Copa do Mundo da Alemanha de 2006.
1 comentários :
Postar um comentário