O Shimizu, vice-campeão Japonês, veio a Pernambuco em Março de 1993 para realizar 2 jogos amistosos. Primeiro enfrentou a equipe do Destilaria do Cabo de Santo Agostinho (Não foi encontrado registro sobre o resultado da partida) que na época era comandada pelo técnico Nereu Pinheiro. Depois veio ao Recife enfrentar o Santa Cruz no Arruda.

Ficha Técnica

Santa Cruz: 
Ferreira (Isaias), Araújo, Edinho (Reginaldo), Paulo César e Quinho; Marco Antônio, Mazo (Ricardo) e Henágio (Célio); Marcelinho (Serginho), Marcelo Rocha (Afrânio) e Dudu (Pessanha).
Técnico: Cláudio Garcia

Shimizu: 
Sanada, Saito, Marco Antonio, Naito e Hiruaka (Hiamada); Miura (Teru), Toninho (Uenoke) e Edu (Luzuki); Mukijima (Kenta), Azamura (Kajima) e Surguimoto (Acoshima).
Técnico: Émerson Leão

Renda: Cr$: 25 milhões
Público: 2.500 pagantes
Árbitro: Ivan Wanderlei
Auxiliares: Edson da Hora e Luis Gonçalves
Gols: Marcelo Rocha e Edinho de pênalti



Henágio foi o destaque da partida.


Henágio - Foto de 1992.


Zagueiro Edinho marcou o 2º gol do Santa Cruz


No 2º tempo da partida Marcelo Rocha levou uma pancada no nariz e foi substituido. Émerson Leão lamentou o fato: "Gostaria de tê-lo observado mais, ele é um jogador interessante".


Curiosidade:
Até 1991, o futebol no japão era disputado de forma semi-profissional, através de uma liga japonesa, chamada de "Japan Soccer League", que era formada por 10 equipes, montadas não a partir de clubes como no Brasil, mas por empresas privadas.

No ano de 1992, estes mesmos times formaram a base da atual J-League "Liga Profissional de Futebol do Japão". A equipe do Shimizu foi fundada em 1992 em uma cidade de aproximadamente 235 mil habitantes.

O Brasileiro Zico, chamado no Japão de "Kamisama", que significa "Deus do futebol", foi responsável pela popularização do futebol no país – jogou no Kashima Antlers por três anos e tornou-se diretor técnico do clube, além de ter passagem como treinador da Seleção Japonesa, onde conseguiu a façanha de classificar o país para a Copa do Mundo da Alemanha de 2006.
Lembranças do jogo:

1 comentários :

Blog JPN disse...

Eu sei qual foi o resultado do Jogo em que o Shimizu enfrentou ao Destilaria do Cabo, em 1993. O placar foi 3 a 2 para o Shimizu, sendo que o terceiro gol do Shimizu foi um gol contra do zagueiro Fonseca, do Destilaria, quando a partida estava empatada em 2 a 2. Eu tinha 15 anos e escutei essa partida pelo rádio (foi transmitida pela Rádio Jornal AM). Depois do jogo foi feito um grande coquetel festivo; soube que foi uma festa bonita de confraternização (não sei pelo quê), e no dia seguinte o radialista Aderval Barros elogiou o evento, no programa O Assunto É.. dessa referida rádio. Espero ter ajudado na informação. Ass: José Pereira da Costa Neto.