O atacante Fabinho Alves marcou o gol de empate do Santa Cruz

Este jogo foi marcado por uma confusão entre PM's e torcedores do Tricolor após um suposto incidente, onde um torcedor do Santa Cruz acendeu um sinalizador na arquibancada, fato proibido. O resultado da ação da polícia foram 60 feridos que tiveram que ser atendidos no gramado. Destes 60 torcedores atendidos, 25 foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento da Abdias de Carvalho, um deles teve fratura exposta. Também foram necessárias 07 ambulâncias para atendimento aos feridos. O efetivo total de policiamento para este clássico foi de 386 policiais, dentro e fora do campo, número que não foi suficiente para evitar a confusão.

 Matéria de capa do Jornal do Commércio de Recife-PE.


Capa do caderno de esportes do Jornal AquiPE destacando a confusão que houve na última rodada da 1ª fase do campeonato pernambucano



O Gol de Fabinho Alves
Narração: Aroldo Costa - Rádio Jornal AM/FM de Recife
Comentarista: Maciel Júnior e Ralph de Carvalho
Repórter de Campo: Leonardo Boris e João Vitor Amorim


Relatos do repórter Leonardo Boris e entrevista com torcedores logo após a confusão
Rádio Jornal AM/FM Recife


Relatos da confusão que houve entre os torcedores do Santa Cruz e a polícia militar e o andamento do atendimento aos cerca de 60 torcedores feridos.
Áudio Rádio Jornal AM/FM de Recife


Entrevistas coletivas dos técnicos Nelsinho Baptista (Sport) e Júnior Rocha (Santa Cruz).
Repórteres: Leonardo Boris e João Vitor Amorim
Áudio da Rádio Jornal AM/FM de Recife


Entrevista do Presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, sobre o ocorrido no clássico.
Áudio da Rádio Jornal AM/FM de Recife



Melhores momentos do jogo - Programa Roberto Nascimento



Os melhores momentos do jogo pela TV Coral


Os gols da partida e a confusão - Globo Esporte de Pernambuco



Programa Jogo Aberto de Aderval Barros da TV Tribuna.



Programa Redação SporTV com Marcelo Barreto e convidados (Renata Mendonça (do site Dibradoras) e Sidney Garambone), com participação de Sabrina Rocha.


Segundo Cezar Moraes, tenente coronel comandante do batalhão de choque (E), a atuação da polícia no episódio foi "cirúrgica": "O Batalhão de choque tentando fazer o socorro dos feridos dentro do campo foi hostilizados, com pedras, barrões de madeira... naturalmente para que a gente pudesse se defender e defender as pessoas, o batalhão teve que fazer mais uma intervenção [com spray de pimenta]". Alexandre Cruz, Coronel da PM e assessor de comunicação (D): "A policia militar de Pernambuco, através do batalhão de choque, atuou de forma precisa no episódio, usando a técnica necessária, evitando que o que ocorreu tivesse um caráter mais desastroso".


Nota emitida pela FPF-PE sobre o ocorrido:

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) lamenta o episódio ocorrido, na noite dessa quarta-feira (07), na Ilha do Retiro, e se solidariza com os torcedores que acabaram feridos, após os incidentes ocorridos.

Todos os procedimentos de assistência e proteção à vida foi prestada aos torcedores durante o incidente e imediatamente o plano de ação do jogo elaborado em conjunto com as autoridades, entidade e do clube mandante foi acionado e mais ambulâncias foram disponibilizadas para o pronto atendimento aos torcedores dentro do campo. A partida somente foi reiniciada, com a garantia da contenção do tumulto, bem como da prestação do socorro necessário aos feridos, tanto que logo após o reinício não houve mais incidentes.

É lamentável que episódios como esses continuem acontecendo no futebol. Continuaremos trabalhando pela paz dentro e fora dos campos.



Súmula e Borderô da partida



Ficha do Jogo:

Campeonato Pernambucano - 1ª fase - 11ª rodada (última)
Data: 07/03/2018
Horário: 21h45
Local: Recife, Pernambuco
Estádio: Ilha do Retiro
Árbitro: Péricles Bassols
Auxiliares: Ricardo Chianca e Clovis Amaral
Público: 13.218 pessoas
Renda: R$ 216.095,00

SPORT RECIFE
Escalação: Magrão; Raul Prata, Ronaldo Alves, Léo Ortiz, Sander; Neto Moura, Pedro Castro, Marlone; Gabriel, Índio (Thomás) e Leandro Pereira (Mikael).
Técnico: Nelsinho Baptista
Gols: Thomás aos 25 do 1ºT
Cartões Amarelos: Ronaldo Alves

SANTA CRUZ
Escalação: Tiago Machowski; Vítor, Genílson, Augusto Silva, Paulo Henrique; Jorginho (Leandro Salino), Luiz Otávio, Daniel Sobralense (Jeremias); Fabinho Alves (Geovani), Robinho e Hericles.
Técnico: Júnior Rocha
Gols: Fabinho Alves aos 40' do 1º T
Cartões Amarelos: Jorginho, Jeremias

0 comentários :