Foi muita emoção na decisão do título de 1990. A arbitragem foi o lado ruim do jogo. Arlindo Maciel esteve muito confuso durante o jogo, deixou de marcar uma penalidade em Mázio aos 44 minutos do primeiro tempo, quando o Sport já vencia por 1x0. Também consultou o bandeira Gílson Cordeiro e anulou o tento lícito do rubro-negro, aos 3 minutos do segundo tempo da prorrogação. E por último, aos 15 minutos finais, Mazinho, aproveitando um contra-ataque tricolor, chutou na trave, a bola resvalou, entrou na meta de Paulo Victor e voltou. O árbitro não marcou o gol e encerrou a partida naquele momento.

 Participou desta conquista o atual gerente de futebol do Santa Cruz, Ataíde Macedo, que aos 28 anos era o titular do meio campo tricolor, jogou 23 dos 31 jogos da campanha de 1990. Também foi campeão pelo Santa em 1987. Na foto à esquerda, a conquista do título e a direita na atual fase de gerente de futebol.


Os gols da partida


Ficha do Jogo:

Jogo: Santa Cruz 0x1 Sport
Data: 27/05/1990
Hora: 17:00
Local: Estádio do Arruda
Árbitro: Arlindo Maciel
Auxiliares: Gílson Cordeiro e João José Venceslau
Renda: Cr$ 6.187.840,00
Público: 62.104 (Total) - 58.860 pagantes e 3.244 não pagantes

Santa Cruz:
Raul; Marinaldo, Marcão, Tanta e Eduardo; Mázio, Ataíde e Mazinho; Leto (Fernando Silva), Marcelo Rocha e Wanks (Edmundo).
Técnico: Erandir Montenegro

Sport:
Paulo Victor; Valtinho, Aílton, Márcio Alcântara e Glauco (Mirandinha); Lopes, Agnaldo e Adriano; Ramón, Fábio (Sérgio Alves) e Neco.
Técnico: Charles Muniz


** Veja outras publicações sobre o Campeonato Pernambucano de 1990

5 comentários :

Anônimo disse...

Na verdade, no lance de mazinho, a bola não entrou na meta de Paulo Vitor ( goleiro do Sport ). inclusive, nas imagens, podemos perceber claramente isso. E na época do jogo, ninguém comentou tal fato.
A bola, com certeza, não entrou. A única polêmica da partida, foi o gol de Márcio Alcantara ( zagueiro do Sport ) que foi anulado. O pênalt em mazinho foi na decisão do segundo turno.

Mlc disse...

A bola não claramente entrou entrou. Vocês estão muito tendenciosos.
Esse lance do suposto pênalti não foi nessa jogo.
Agora esse impedimento marcado pelo Gilson Tricolor Cordeiro é foi absurdo.
Ganhar desde jeito é vergonhoso.

Unknown disse...

Poxa fui campeão, mas o arbitro não deixou

André Magalhães disse...

1990, 2011, 2012 e 2016 foram quatro finais em que o Santa Cruz foi beneficiado pela arbitragem, contra o Sport.

Unknown disse...

E o pênalti em Mazinho??? E outro na prorrogação em Edmundo???
Presta atenção e seja parcial!!!